Diante disso, os pesquisadores buscaram entender como a acupuntura pode atuar na redução desses efeitos colaterais. Para isso, eles conduziram um projeto multinacional coordenado que consistiu em três ensaios clínicos randomizados (ou seja, que dividiram os participantes em grupos de forma aleatória).
Nos ensaios, 158 mulheres com câncer de mama em estágio entre 0 e III foram direcionadas aleatoriamente para receber acupuntura imediata ou acupuntura tardia. As participantes do primeiro grupo receberam acupuntura duas vezes por semana durante 10 semanas e foram acompanhadas por mais 10 semanas sem o tratamento.
Já as participantes do segundo grupo receberam os cuidados habituais do tratamento hormonal durante 10 semanas, depois passaram para acupuntura com intensidade reduzida (uma vez por semana) durante 10 semanas.
Os pesquisadores também usaram questionários clínicos padronizados para avaliar os sintomas hormonais — incluindo ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e dores nas articulações — bem como qualidade de vida relacionada ao bem-estar físico, bem-estar funcional, bem-estar emocional e aspectos sociais/bem-estar familiar.
Acupuntura levou à redução dos sintomas
Após 10 semanas de estudo, os questionários das participantes do primeiro grupo refletiram uma diminuição significativa dos sintomas relacionados à terapia hormonal em comparação com as participantes do segundo grupo. As respostas indicaram que 64% das pessoas no primeiro grupo relataram melhoria no número e na gravidade das ondas de calor, em comparação com 18% no segundo grupo.
As mulheres do grupo de acupuntura imediata também relataram maiores melhorias na qualidade de vida em comparação com as participantes do grupo de acupuntura tardia.
Entre a semana 10 e a semana 20 do estudo, não houve melhoras significativas entre as participantes do primeiro grupo. Já aquelas que estavam no segundo grupo reduziram os sintomas em comparação à semana anterior. Não houve efeitos colaterais relacionados à acupuntura relatados por nenhuma das participantes.
“Ao gerir os efeitos secundários, a nossa abordagem torna mais fácil para os pacientes continuarem com a medicação prescrita, o que tem o potencial de reduzir o risco de recorrência do câncer e melhorar os resultados a longo prazo para os sobreviventes do cancro da mama”, diz Weidong Lu, autor principal do estudo e pesquisador do Instituto do Câncer Dana-Farber.
“Na prática, os pacientes interessados em usar a acupuntura para esse fim podem começar com um curto período experimental para avaliar sua resposta ao tratamento, principalmente em termos de redução de ondas de calor e outros sintomas. Se o período experimental produzir resultados positivos, os pacientes poderão então participar de um programa de longo prazo, recebendo sessões regulares de acupuntura durante todo o regime de medicação anti-hormonal”, completa.