Notícias

Acupuntura é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

A prática também é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006 e é utilizada por estrelas como as cantoras Simony e Katy Perry

Pratica milenar e um ramo da medicina tradicional chinesa, a Acupuntura é uma forma de medicina alternativa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, inclusive, oferecida no Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS, desde 2006. A médica Tassiana Rodrigues (CRM-SP 166.333 e RQE 104253), especialista em acupuntura, explica que se trata de um método terapêutico, em que se utiliza agulhas extremamente finas, que têm a espessura de um fio de cabelo, em pontos específicos do corpo. Uma vez que esses pontos são estimulados, eles levam o comando ao sistema nervoso central e incitam áreas cerebrais específicas. Pode ser que essa área cerebral estimule, por exemplo, um músculo ou local em que o paciente apresente dor.

Conforme a especialista, uma particularidade interessante sobre a acupuntura é que ela atua de forma biofísica. “Existe uma diferença entre a biofísica e a bioquímica. Quando damos um suplemento para o paciente o nutriente entra dentro da célula e executa uma função, atuando de forma bioquímica. Já quando eu coloco uma agulha em um ponto de acupuntura, vou desencadear um potencial de ação. Vou provocar um estímulo no nervo que vai até o sistema nervoso central. Esse estímulo é elétrico e portanto atua de forma biofísica através de neurônios do sistema nervoso periférico e central”.

Outra questão importante é o protocolo de Paulus, recomendado para pacientes que vão fazer fertilização em vitro (FIV). Tassiana observa que existem pontos específicos que são estimulados 24 horas antes da FIV, no dia da FIV ou até um dia depois. “A gente estimula novamente esses pontos e isso aumenta em 30% mais ou menos os índices de sucesso da fertilização em vitro”, destaca.

Leia mais 

Fonte: Terra